sábado, 14 de abril de 2012

CURIOSIDADES-UM RIO DEBAIXO DE ITIRAPUÃ?


CURIOSIDADES
UM RIO DEBAIXO DE ITIRAPUÃ?
Em 1948, foi feita aqui na cidade, uma comissão especializada, juntamente com o engenheiro Dr. Jorge Erdeley de uma firma de engenharia de São Paulo, para fins de procurarem lençóis de água através de um aparelho chamado radiestesia.
O interesse da comissão organizadora era evitar uma possível ameaça de epidemia de perigosas moléstias que poderiam surgir a qualquer momento, em face da contaminação das águas de cisternas ou qualquer mina existente. Através do aparelho de radiestesia, o engenheiro esteve o dia todo em Itirapuã, e localizou um lençol de água de 43 metros de largura por 6 metros de profundidade, passando por debaixo da rua do comércio, esquina com a avenida Cel. Antonio Jacinto, indo em direção à Chácara das Paineiras pertencente ao Sr. Zequinha do Carmo, na época.
Nessa mesma direção o engenheiro Erdeley localizou o cruzamento de mais de dois lençóis de água. Um com a profundidade de 53 metros podendo produzir 24 mil litros de água, e o outro com 60 metros de profundidade que produzia 25 mil litros de água por hora. Convém esclarecer bem que a profundidade dos dois poços alcançaria aproximadamente 112 metros, para uma irrisória produção de 49 mil litros de água por uma hora. Resultado que em absoluto não compensaria os gastos exigidos.
Uma pessoa nos contou uma história interessante. Ela disse que havia um barulho debaixo do assoalho da casa, que parecia uma água correndo. Achando então que a casa estava assombrada, chamou o padre para benze-la. Com o silêncio da noite, lá estava novamente o barulho para quem quisesse ouvi-lo.
O morador pensou em deixar sua residência até que um pedreiro resolveu arrancar o assoalho do quarto e lá estava o mistério desvendado. Havia por debaixo de sua casa, passando desde a sala até o quarto uma veia de água, correndo.
Disseram também algumas pessoas, que as cisternas naquelas proximidades na época das águas, bastariam de apenas 2 metros de corda, não seria então influencia do lençol de água? A existência do lençol de água está registrada na historia da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário